quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Série: As 7 maravilhas do mundo moderno: 2° Torre CN




A Torre CN (em inglês: CN Tower, nome pelo qual a torre é conhecida mundialmente; em francês: Tour CN) é a estrutura (não sustentada por cabos e em terra firme) mais alta do mundo, segundo o Guinness. Sua altura total é de 553 metros e 33 centímetros, sendo que o principal observatório da torre está localizado a aproximadamente 342 metros de altura. A torre possui um segundo observatório, o Sky Pod, localizado a 447 metros de altura, o mais alto do mundo. A Torre CN é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. CN é a abreviação de Canadas National (em inglês), cujo significado em português é Nacional do Canadá. Até 1995, CN era a abreviação de Canadian National (nome proveniente da Canadian National Railway, construtora e proprietária da torre até 1995). 
A Torre CN está localizada no centro financeiro da cidade canadense de Toronto, ao lado de outra atração turística da cidade, o Rogers Centre. A Torre CN é considerada o principal cartão postal da cidade, atraindo mais de dois milhões de turistas por ano. Foi originalmente construída pela Canadian National Railway (daí o nome atual da torre, CN sendo inicialmente um acrônimo de Canadian National) para resolver constantes problemas de comunicações que aconteciam devido à construção de prédios e arranha-céus cada vez mais altos no centro da cidade, e para mostrar a força da indústria canadense. Após a inauguração da Torre CN, a Canadian National Railway logo viu que a Torre CN era muito mais lucrativa como uma atração turística do que uma torre de transmissão. Com cerca de um milhão de turistas subindo a torre anualmente, desde que foi construída, a Torre CN nunca operou no vermelho. Seus custos de construção foram pagos em apenas 15 anos. 
A Torre CN foi administrada pela Canadian National Railway - daí o nome antigo da torre, Canadian National Tower - até 1995, quando a Canadian National Railway foi privatizada. A nova administração da companhia decidiu se desfazer de qualquer propriedade que não estivesse relacionada com o setor ferroviário. Com isto, a posse da Torre CN foi transferida para a Canada Lands Company, uma companhia do governo canadense. A torre já era popularmente conhecida como CN Tower, e o governo, que queria remover o nome da empresa ferroviária da torre, mas para manter o acrônimo intacto, mudou o nome oficial da torre de Canadas Tower. 
Outra curiosidade da Torre CN é a escada que vai desde o térreo até o principal observatório - ela possuem 1 776 degraus, e é a escada mais longa do mundo. Projetada principalmente para casos de emergências, anualmente a escada é utilizada duas vezes para escaladas de caridade - abertas a quaisquer pessoas que queiram participar e ajudar a comunidade. A média do tempo que um escalador leva para subir todos os 1 776 degraus é de 30 minutos, sendo que o recorde é de 7 minutos e 52 segundos. 
A Torre CN é atualmente a estrutura mais alta do mundo, mas esse recorde pode não durar muito, com a construção do Burj Dubai, em Dubai, Emirados

Um comentário: