Localizada na Bahia de São Francisco, é sem dúvida um marco na história da construção civil, Concluída em 1937, com o maior vão até então atingido, 1.280 m, foi a maior ponte do mundo até 1964.
Dentre várias propostas, a que mais agradou foi a do veterano em pontes Joseph B. Strauss, que foi escolhido como engenheiro chefe da obra. Ele e seu principal assistente, Charles Ellis, sugeriram como solução uma ponte com 27,4 m de largura suspensa por cabos de aço e por duas torres de 227,4 m de altura. De acordo com o projeto, as torres, cada uma constituída por um par de colunas verticais ligadas por vigas horizontais, deveriam distar uma da outra 1.280 m, vão jamais alcançado antes.
Curiosidades
- Medidas de segurança como o uso de capacetes e de redes contra quedas foram exigidas por Strauss durante a construção da Golden Gate. Dos trinta trabalhadores que caíram da ponte, a rede salvou a vida de dezenove.
- Ao contrário do que muitos pensam, a Golden Gate não é pintada do começo ao fim todos os anos. A ponte foi pintada completamente apenas duas vezes, uma em 1937 e outra durante o período de 1965 a 1995. O que realmente ocorre é que a sua pintura está sempre sendo retocada.
- O custo total da Golden Gate foi de 27 milhões de dólares, sendo que Strauss finalizou a construção com apenas cinco meses de atraso e com 1,3 milhões de dólares abaixo do orçamento.
- Pelo seu trabalho na execução da Golden Gate, Strauss recebeu um milhão de doláres e mais o valor arrecadado com o pedágio da ponte pelo resto de sua vida. Contudo, Strauss aproveitou pouco este prêmio vitalício, pois faleceu um ano depois da abertura da ponte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário