quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Série: As 7 maravilhas do mundo moderno: 4° Ponte Golden Gate


Localizada na Bahia de São Francisco, é sem dúvida um marco na história da construção civil, Concluída em 1937, com o maior vão até então atingido, 1.280 m, foi a maior ponte do mundo até 1964.




Apesar de hoje ser difícil imaginar São Francisco sem a ponte Golden Gate, na época de sua construção muitos duvidavam do seu sucesso. Fatos como a devastação causada pelo terremoto de 1906, a Primeira Guerra Mundial e a oposição daqueles que acreditavam que tal obra comprometeria a beleza da baía de São Francisco deixavam as pessoas inseguras em relação à ponte. Além da falta de apoio da população, outro grande desafio encontrado para a realização dessa ousada idéia foi o projeto. Enquanto o clima e o risco de terremotos exigiam uma estrutura rígida e segura, a intensa navegação existente na região exigia um grande vão livre. Além disso, o local  necessitava de uma arquitetura que correspondesse à sua beleza natural.
Dentre várias propostas, a que mais agradou foi a do veterano em pontes Joseph B. Strauss, que foi escolhido como engenheiro chefe da obra. Ele e seu principal assistente, Charles Ellis, sugeriram como solução uma ponte com 27,4 m de largura suspensa por cabos de aço e por duas torres de 227,4 m de altura. De acordo com o projeto, as torres, cada uma constituída por um par de colunas verticais ligadas por vigas horizontais, deveriam distar uma da outra 1.280 m, vão jamais alcançado antes.



Curiosidades


  • Medidas de segurança como o uso de capacetes e de redes contra quedas foram exigidas por Strauss durante a construção da Golden Gate. Dos trinta trabalhadores que caíram da ponte, a rede salvou a vida de dezenove.
  • Ao contrário do que muitos pensam, a Golden Gate não é pintada do começo ao fim todos os anos. A ponte foi pintada completamente apenas duas vezes, uma em 1937 e outra durante o período de 1965 a 1995. O que realmente ocorre é que a sua pintura está sempre sendo retocada.
  • O custo total da Golden Gate foi de 27 milhões de dólares, sendo que Strauss finalizou a construção com apenas cinco meses de atraso e com 1,3 milhões de dólares abaixo do orçamento.
  • Pelo seu trabalho na execução da Golden Gate, Strauss recebeu um milhão de doláres e mais o valor arrecadado com o pedágio da ponte pelo resto de sua vida. Contudo, Strauss aproveitou pouco este prêmio vitalício, pois faleceu um ano depois da abertura da ponte.

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